Serviços
Desenvolvimento Infantil

Em Portugal, uma em cada três crianças tem excesso de peso ou é obesa. Este flagelo já apelidado pela organização mundial de saúde como “epidemia global”, tem previsões nada animadoras. Estima-se que em 2015 o número de crianças atingidas pela problemática possa duplicar.

O contributo genético desempenha um papel relevante, mas as causas da obesidade vão para além disso. Fatores hormonais, ambientais, comportamentais, sociais e até culturais são responsáveis pelo aumento do peso das crianças.  A alimentação descuidada com o consumo de porções demasiado grandes e calóricas, a irregularidade nos horários das refeições, o fácil acesso a “fast food”, o aumento do estilo de vida sedentário bem como a diminuição da prática de atividade física na escola e em casa são fatores promotores do aumento de peso.

Hoje sabe-se que o tratamento é mais difícil quando a obesidade já está “instalada”, sabe-se também que as crianças obesas apresentam um risco 3 vezes maior de se tornarem adultos obesos e que quanto mais cedo for a intervenção maior é a taxa de sucesso que se consegue obter.

As implicações do excesso de peso e da obesidade podem ser muito graves e não é necessário esperar pela idade adulta para ver os seus efeitos. Complicações cardiovasculares, diabetes, hipertensão, asma, problemas ósseos e articulares, apneia do sono e alguns tipos de cancro são algumas das consequências às quais as crianças com excesso de peso tem maior probabilidade de desenvolver. Vários estudos mostram que crianças com excesso de peso ou obesidade apresentam baixa auto estima, sintomas de depressão, isolamento e estão mais expostas a discriminação e ao bulling infantil que inevitavelmente reduzem o aproveitamento escolar.

Com o objetivo de ajudar as crianças/ adolescentes e os pais no combate ao excesso de peso surge a consulta de exercício e gestão do peso na contigo.

É uma abordagem direcionada para a consciencialização da problemática por parte dos intervenientes e para o desenvolvimento de hábitos saudáveis com o objetivo de valorizar a saúde da criança/ adolescente.

A consulta de exercício e gestão do peso é direcionada para todas as crianças e adolescentes:
- Com excesso de peso ou obesidade;
- Com fatores de risco previamente identificados para excesso de peso;
- Para todos aqueles que pretendam adquirir um estilo de vida saudável.

A consulta de Exercício e Gestão do Peso passa pela:
- Avaliação da composição corporal;
- Análise de percentil da criança ou adolescente;
- Avaliação de alguns parâmetros da condição física geral;
- Decisão e apoio na implementação de estratégias a desenvolver.