Programa de Rastreios

Os primeiros anos de vida de uma criança têm sido documentados ao longo dos anos como sendo os mais fulcrais e com maior fluxo de input em todo o seu processo de desenvolvimento.

Assim sendo qualquer condição orgânica ou ambiental desviante da normalidade nesta faixa etária tem repercussões imediatas e marcadas no desenvolvimento específico ou global.

Na intervenção de crianças com perturbações do desenvolvimento muitas vezes com 5/6 anos, colocamos frequentemente a questão “Como teria sido se a intervenção tivesse começado mais cedo?” “A identificação de crianças em risco de atraso desenvolvimental ou problemas relacionados pode conduzir a serviços de intervenção e orientação à família numa idade precoce quando as hipóteses de melhoria são maiores.

Contudo métodos de rastreio das etapas de desenvolvimento não foram ainda identificadas e uniformizadas, sendo que esta prática é ainda inconsistente nos cuidados primários de saúde” (Nelson, Nygren, Walker & Panosha, 2006) É do nosso conhecimento que os agrupamentos de escolas e equipas de intervenção precoce local, por vezes, não têm como dar resposta aos múltiplos casos que surgem e na maior parte das vezes surge a dúvida aos professores/educadores e pais se as dificuldades apresentadas surgem de um ritmo individual de desenvolvimento mais lento ou de um sinal de atraso. É partindo desta realidade que a contigo se propõe a investir veemente num programa de rastreio que funciona em parceria com as escolas e que é totalmente gratuito.

Este programa abrange a psicomotricidade e terapia da fala. Paralelamente a estas intervenções direcionadas a algumas perturbações do desenvolvimento, a contigo disponibiliza ainda o rastreio em gestão do peso pois, hoje sabe-se que o tratamento é mais difícil quando a obesidade já está “instalada”, sabe-se também que as crianças obesas apresentam um risco 3 vezes maior de se tornarem adultos obesos e que quanto mais cedo for a intervenção maior é a taxa de sucesso que se consegue obter.

Se é um jardim ou escola e está interessado no nosso programa de rastreios contacte-nos para obter mais informações.